domingo, 20 de setembro de 2009

Empresário acusado de tentar expulsar assentados do litoral cearense promove ação da Campanha TicTac

O empresário Júlio “Pirata” Trindande, que tenta expulsar as famílias do Assentamento Macéio em Itapipoca, promoverá uma das ações da Campanha TicTac no Ceará, no dia 21 de setembro. O empresário incluiu no site da Avaaz.org o seu tradicional “Forró do Pirata”, promovido às segundas-feiras, como parte da ação “Hora de Acordar”.

Desde 2007, o empresário tenta expulsar as família da localidade que fica a 122km de Fortaleza para a implantação de em complexo turístico no lugar. A implantação do empreendimento impediria o acesso das populações ao mar. A comunidade do Assentamento Macéio tenta resistir a especulação imobiliária. Vários conflitos entre os grupos dos empresário e os assentados já foram registrados.

O assentamento Maceió foi criado no ano de 1984, por meio da desapropriação da terra feita pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). São 5.844,72 hectares conquistados onde hoje vivem cerca de 800 famílias. Para quem deseja conhecer a história da comunidade, basta acessar o documentário intitulado “Pirataria na Terra” que está disponível no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=FUdaEB4iM4g).


Campanha TicTac


A ação intitulada “Hora de Acordar” acontecerá em todo o Brasil entre os dias 20 e 21 de setembro. As datas antecedem a Cúpula das Nações Unidas para a Mudança Climática na Assembléia Geral da ONU, no dia 22 de setembro. Até dezembro, movimentos da sociedade civil e organizações não-governamentais, através da Campanha TicTac (www.tictactictac.org.br), irão realizar uma série de ações pelo clima para alertar a sociedade que as mudanças climáticas são reais e de que é necessário um tratado climático entre os países justo, ambicioso e com objetivos reais que possam ser monitorados pela população global.

Nenhum comentário: