quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Eita Política! *

Agora e sempre quero conhecer nosso modo de viver. Falo, realizo ações e escrevo para que possa aprender mais e mais e ser também protagonista da nossa história de gente organizada que realmente deseja o bem comum.

A sociedade elege seus governantes. O povo escolhe os seus representantes. O interesse comum é defendido por políticos. Mas, hoje é tempo ainda de ver e reverter um quadro inaceitável: as pessoas que escolhem seus governantes nem sabem, na maioria dos casos, o que este vai realmente fazer quando eleito. Simplesmente acham que os governantes devem estar no governo para cumprir promessas.

Creio que o grande problema esteja na ignorância política. Temos médicos, pedreiros, donas de casa, empresários, professores, eletricistas, programadores, artistas, carpinteiros, bombeiros, estudantes e tantos outros segmentos da sociedade que ainda não se dão conta que são seres políticos. O tema política só é aceito quando é hora de votar. Sei que parece redundante, mas é fato. Como reverter a situação? A quem interessa deixar tudo como está?

A solução é acender as luzes! O que faz um senador? E que educação os maus políticos tiveram? Cadê os valores? Ah sim, na TV!? Está nos livros didáticos que agora tem reforma ortográfica e nada falam sobre política, não na íntegra, desde a câmara dos vereadores até o Planalto e outros tantos assuntos que interessam de verdade.

Precisamos saber o que está por trás da faixa de presidente ou de outros cargos importantes, estes por vezes parecem castrar ideais de verdadeiras mudanças e amordaçar vários partidos e políticos. Qual é o medo? De levar o País a um caos? Nossas vidas podem ser abaladas pela desordem econômica? Mais fome, violência, retrocesso, doenças e tantas outras desgraças? É isso? Na figura de alguns políticos vejo chantagistas dentro de ternos e suas gravatas engomadinhas se passando por políticos sérios. Como isso foi acontecer? É que até quem era um “revoltado político” agora é um homem bonzinho que se abraça com um político explicitamente cara-de-pau. Fernando Collor de Melo, não precisa ter maiores esclarecimentos políticos para saber o que este nome representa. Mas seria ruim para a política nacional punir severamente quem fez pouco da nação! Então leve um abraço fraterno do nosso presidente.

Minha inquietação não quer respostas, mas questionamentos feitos por todas/os que formam a sociedade. Grito para que eu também acorde e não dê de cara com um país ou um mundo estagnado e boquiaberto com a realidade de desigualdade e violência, que por mais silenciosos que pareçam, são de proporções gigantescas e inaceitáveis para quem quer o bem, a “vida boa” para todas/os!

Tenho clara visão que a verdadeira crise que hoje vivemos é a de valores. Somos pessoas que fazem a política que aí está e a economia nossa de cada dia. Todo dia sinto que uma força invisível grita ao meu ouvido dizendo que eu nada posso fazer. Que outros em quem acredito não querem o mesmo que eu. E que a luta sempre será vã, umas passeatas, gritos, grupinhos e boa vontade é o máximo que posso realizar. Mas, outras forças, com gritos maiores e claros afirmam que toda e qualquer ação é transformadora se for verdadeira. Se os que se sentem incapazes de transformar o Mundo em que vivem despertassem, veriam a força que tem. O poder de mudança não é medida em escala de nível social, posse de bens... É a consciência que conta.

Se me envergonho dos políticos, empresárias/os e todas/os que se corrompem por dinheiro, então vou à luta. Quero justiça. Quero educação para tod@as, educação de verdade, dentro e fora das escolas. Quero ter serviços públicos de qualidade, na área da saúde, educação, previdência e infra-estrutura... E quero ainda ver sentido em empregar meu voto e fazer valer minha condição de cidadã brasileira. Será que é querer demais? Nós que queremos respeito aos nossos direitos temos muito o quê fazer. Cada um tem seu jeito de contribuir. E você?


“Preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer”. (Luís Fernando Veríssimo)

*Edineuda Soares. Estudante de economia da Universidade Federal do Ceará - UFC e militante ambientalista membro da Juventude Alternativa Terrazul.

Um comentário:

Ediane Soares disse...

Sucesso do Brasil!
Saiu até na adital... \o/

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=41401