terça-feira, 22 de setembro de 2009

21 de setembro: o mundo dá seu recado aos líderes

Praia do Futuro foi um dos lugares escolhidos para a realização da Ação no Ceará

Cerca de 2500 eventos em todo planeta mobilizaram as sociedades num pedido urgente para a COP-15. No Brasil, o ministro Carlos Minc assinou a campanha TicTacTicTac


São Paulo, 21 de setembro de 2009 – O mundo acordou hoje disposto a dar um recado: exigir que as lideranças globais aprovem um acordo justo, ambicioso e comprometido na 15ª Conferência das Partes (COP-15) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A cúpula de governos mundiais se reunirá em Copenhague, Dinamarca, de 7 a 19 de dezembro de 2009.

Com 2.472 atividades registradas em todos os continentes, o “The Global Climate Wake up Call” (Hora de Acordar Global) é uma iniciativa da Campanha TicTacTicTac, e somou vitórias nas primeiras horas de mobilização. Na Europa, por exemplo, o primeiro ministro do Reino Unido, Gordon Brown, afirmou, em conversa telefônica durante uma flashmob (mobilização relâmpago)realizada na cidade de Londres, o seu compromisso em defender um acordo climático mais justo e que atenda as necessidades das atuais e futuras gerações.

Em Paris, na França, foram 17 atividades. Em uma delas, mais de 400 pessoas se reuniram nas escadarias da Sacré Couer e promoveram um apelo sonoro para chamar a atenção do presidente Nicolas Sarkosy.

Hora de Acordar no Brasil

O Brasil desempenha um papel fundamental nas negociações sobre o clima e a sociedade brasileira fez sua parte e deu o recado: foram 211 eventos, de todos os tipos e tamanhos, com um único objetivo de pressionar o presidente Lula a defender um acordo amplo e efetivo na COP-15. Entre as centenas de iniciativas, a cidade do Rio de Janeiro foi palco de uma importante conquista: o comprometimento do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, em lutar pela definição de um posicionamento-chave do Brasil nas questões relacionadas às mudanças climáticas. O ministro, que compareceu a um evento de plantio de árvores no Jardim Botânico, recebeu das mãos do vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, a plataforma da TicTacTicTac e participou do abaixo-assinado da campanha.

Em São Paulo, entre as 17 iniciativas cadastradas, três flashmobs aconteceram na Avenida Paulista. Um grupo reunido nas escadarias da Gazeta caminhou até o vão livre do MASP e após uma manifestação, que incluiu de ‘barulhaço’ à yoga e meditação, seguiu até a frente do Conjunto Nacional, onde foi instalado um banner com a contagem regressiva para a COP-15.

A Hora de Acordar Global faz parte da campanha TicTacTicTac, uma aliança inédita de organizações não-governamentais (ONGs), sindicatos, grupos religiosos e pessoas que busca mobilizar, por meio de um amplo abaixo-assinado, organizações, públicas e privadas, redes e a sociedade em geral para pressionar os governos das nações que participarão da COP-15. Todas as assinaturas colhidas no abaixo-assinado fazem parte do banco de dados da campanha mundial. Além disso, a campanha incentiva toda a sociedade civil a proativamente organizar ações paralelas para debater o tema, podendo divulgá-las no site www.tictactictac.org.br. No endereço, também é possível
acompanhar a agenda de ações em todos os países participantes da campanha.

Imagens das ações do dia 21 no Brasil e no mundo estão disponíveis no endereço http://www.flickr.com/photos/avaaz.

Sobre a GCCA-BR

Lançada no primeiro semestre de 2009, a Campanha Global de Ações pelo Clima (GCCA-BR), batizada de Campanha TicTacTicTac, possui um Conselho Consultivo composto por uma grande variedade de personalidades e organizações representativas da sociedade brasileira, incluindo: Avaaz, Greenpeace, Idec,Inesc, Idecri, Oxfam, Vitae Civilis, WWF-BR, Instituto Ethos, Akatu e MST.

Mais informações: www.tictactictac.org.br

As atividades da campanha global estão disponíveis no site http://tcktcktck.org.

Assista o Vídeo da Campanha


Adaptação - feito pela Y&R





Campanha TicTacTicTac




Fonte: Assessoria da Campanha TicTacTicTac

Nenhum comentário: