sexta-feira, 21 de maio de 2010

Mudanças Socioambientais: Como posso e devo agir?

A principio convocaria os parceiros que lutam pelo meio ambiente, pessoas que além de ter conhecimento tem vontade de trabalhar, cientistas, estudantes, empresários, ativistas ambientais, ongs, políticos, religiosos, etc. Em seguida organizaria grupos de trabalhos que seriam distribuídos em várias frentes, tais como: mobilização e sensibilização; monitoramento das ações; comunicação e divulgação; prestação de contas; etc

Todas as equipes seriam acompanhadas e monitoradas diretamente por mim. Ficaria mais próxima da comunicação e divulgação, juntamente com pessoas que tem boas idéias para agregar através de propagandas, folderes, comerciais sobre os impactos devastadores da interferência humana no planeta e o que deveria ser feito para reverter esse quadro. Quem faria o que? E como?
Creio que todos que tem acesso aos meios de comunicação (jornais, revistas, televisão, internet) seriam mobilizados a ponto de formar uma grande corrente em torno do uso sustentável do meio ambiente. Isso parece uma ação simples, mas que a longo prazo teríamos grande retorno.

Os recursos financeiros para ser usados durante esse dia, seriam investidos para colocar em práticas as idéias dos cientistas que desenvolvem tecnologias alternativas em prol do uso sustentável do planeta, desta forma não estaríamos sendo assistencialistas, e sim todos seriam beneficiados. A prestação de contas seria divulgada durante toda a programação, nos meios de comunicação, para que todos soubessem onde estavam sendo gastos os recursos e aderissem ao movimento, pois perceberiam a seriedade através da transparência.

Algumas ações pontuais seriam estimuladas em todo planeta, tais como: mutirão de limpeza e saneamento básico; distribuição de mudas e reflorestamento nas áreas devastadas; limpeza dos rios, lagos, praias; palestras, seminários, mesas redondas em todas as instituições educacionais sobre o tema: “Mudanças sócio-ambientais, como posso e devo contribuir?”. Acrescento que todas as boas idéias coletadas nesses momentos seriam postas em práticas e divulgadas.

Ao final do dia para avaliar o alcance das ações empreendidas, lançaríamos um movimento que pudesse mensurar o número de adeptos a trabalhar para salvar o planeta que seria: Plantar uma muda de espécie nativa como forma de sua adesão.

* Escrito por Anannandy Cunha. Uma das representantes do Brasil, região Nordeste, na CONFINT - Conferência Internacional Infantojuvenil – Vamos Cuidar do Planeta, que acontecerá em Brasília entre os dias 5 a 10 de junho de 2010.

Nenhum comentário: