sexta-feira, 21 de maio de 2010

COM-VIDA na escola, uma experiência fascinante

A história de mobilização mais bonita da Escola de Ensino Fundamental Maria Regiana da Silva, em Horizonte/Ce, foi a implantação da COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola). Com esta ação, nós trabalhamos com os alunos e a comunidadeem 10 dias de conteúdos que eu, Nádson Weyne, repassei para 25 alunos. Foi uma experiência muito legal, pois os alunos se surpreenderam quando perceberam que quem iria repassar a capacitação era um aluno.

Logo no começo percebí a vontade que eles tinham de formar e trabalhar com a COM-VIDA. Repassei várias dinâmicas e trabalhos, achei muito interessante a forma que os meninos dialogavam em busca de soluções na escola e na comunidade. Uma das idéias mais interessantes que os alunos planejaram foi a entrega de mudas nas ruas de Horizonte, juntamente com Secretaria de Agricultura Meio Ambiente de Horizonte e desenvolveram um projeto para trabalhar com mudas na escola e a comunidade.

O grêmio de minha escola participou ativamente, dando total apoio para realização da formação na escola. Tivemos a parceria do Projeto ´´ Eu sou Cidadão `` que era desenvolvido na rádio da escola, onde tivemos um espaço para falarmos de notícias relacionadas à questão ambiental e sobre a COM-VIDA.

A COM-VIDA motivou toda a escola, os alunos participantes, os gestores e professores, me motivando a correr atrás dos meus sonhos e realizá-los, principalmente em relação ao meu objetivo atual, que é implantar um Cj (Coletivo Jovem), no município de Horizonte para desenvolver a questão ambiental, criando e acompanhando as COM-VIDAS nas escolas e trabalhar com a Prefeitura a implantação da AGENDA 21 do município.

*Escrito por Nádson Weyne da Silva Sales. Um dos representantes do Brasil, região Nordeste, na CONFINT - Conferência Internacional Infantojuvenil – Vamos Cuidar do Planeta, que acontecerá em Brasília entre os dias 5 a 10 de junho de 2010.

Nenhum comentário: