quarta-feira, 26 de maio de 2010

Surfe no Ibirapuera


Em mais uma edição do Viva Mata, evento realizado pela ONG SOS Mata Atlântica na cidade de São Paulo, a Ecosurfi esteve presente e possibilitou ao público que visitou as exposições durante os 3 dias no Parque do Ibirapuera, “muito surfe” numa onda feita com garrafas PET.

A onda é uma engenhosidade elabora pelo artista plástico Genilson “Jeba”, que durante o último ano preparou a obra de arte.

A “Onda da Sustentabilidade” como é chamada, foi confeccionada com cerca de 6 mil garrafas PET, recolhidas em limpezas de praias, doações e coletas domiciliares feita por recicladores.

Durante os 3 dias em que a peça esteve exposta no Ibirapuera pela Ecosurfi, centenas de pessoas puderam sentir a sensação de pegar um tubo em meio a cidade de São Paulo. Para o artista, que monitorou as visitas na Onda, o trabalho foi consagrado com a exposição no Viva Mata 2010.

“Desde que iniciei esse projeto no meu ateliê na cidade de Mongaguá/SP em 2009, tinha como um dos meus objetivos levar a onda para um lugar que tivesse muitas pessoas, para divulgar uma verdadeira obra de Surfe Arte feita com material reutilizado, e a exposição não podia ter sido em lugar melhor, o Parque do Ibirapuera”, comenta.

Parceria por um Surfe Sustentável

Durante o evento a Ecosurfi esteve presente com sua equipe no estande que promovia iniciativas para produtos sustentáveis. O espaço tinha a exposição de alguns painéis com os trabalhos da organização e uma prancha de surfe, que está sendo produzida pela empresa E-Board com a primeira tecnologia no mundo do surfe com zero impacto ambiental.

Os materiais utilizados na fabricação da prancha e-board não dependem mais da extração de petróleo ou qualquer outra matéria-prima de origem mineral. A resina não tem aquele cheiro característico, e o restante do material ou é orgânico ou reciclado. Todo processo de fabricação e logística (consumo de energia elétrica, gastos com transporte diversos, resíduos, etc) tem seu CO2 neutralizado através do programa 'CARBONO SOCIAL', certificado pela CANTOR CO2 e / GPSA, parceiras do projeto.

Surfistas por praias protegidas

Levantando a bandeira para a criação de uma Unidade de Conservação na cidade de Bertioga/SP, as pessoas que passaram pelo estande da Ecosurfi puderam conhecer a proposta para a implementação de uma área protegida no litoral paulista.

A atividade se insere na iniciativa da ONG WWF-Brasil no ano internacional da Biodiversidade, que está mobilizando a sociedade e colhendo assinaturas para a criação de uma Unidade de Conservação (UC) em Bertioga, que possui um dos últimos redutos de Mata Atlântica semi-intocada que deve ser preservada.

O Viva Mata 2010 teve a presença de mais de 20 mil visitantes que durante os 3 dias de exposições puderam conhecer dezenas de projeto que visam a proteção e conservação do Bioma Mata Atlântica por todo o Brasil.
Saiba mais sobre o Viva Mata 2010 em: sosmatatlantica.org.br
Conheça a E-Board: http://www.eboards.com.br
Ajude a criar a UC em Bertioga em: WWF

Fonte: www.ecosurfi.org

Nenhum comentário: