terça-feira, 1 de setembro de 2009

Fortaleza realiza Ação pelo clima


Capital cearense marca presença na Campanha Tictac
Isabelle Azevedo
Para chamar a atenção da população cearense para as mudanças ocorridas com o clima, a juventude ambientalista do Ceará promoveu na manha de sábado, 29 de agosto, uma grande Ação pelo Clima. Sessenta pessoas, de todas as idades, participaram de uma caminhada ecológica, saindo do Parque das Crianças até a Praça dos Leões, no centro de Fortaleza. Ao final da caminhada, os participantes fizeram saudações a mãe terra e participaram de atividades como pinturas de painéis, oficinas de biodança e teatro de bonecos. Durante o evento, foi inaugurado o banner que marca a contagem regressiva para a COP-15.


Para Ediane Soares, 23, que participou das atividades na Praça dos Leões junto com o primo e a irmã, essa ação é um momento importante para a Campanha do clima. “Acredito que é uma forma prática de chegar nas pessoas de um modo geral. É preciso popularizar a discussão para que possamos de fato ter bons resultados”, avalia. Já para a estudante Ana Laíse, 22, é preciso te jovens se articulando pra interferir nas mudanças negativas sobre o clima. “Precisamos nos dar as mãos e seguir firmes nessa luta. Este ato já é um grande exemplo disso. Precisamos gritar para que os poderosos compreendam que essa luta também deve ser deles”, afirma a estudante.


O evento foi organizado pelos participantes da Escola de Formação para a Juventude, projeto da Juventude Alternativa Terrazul em parceria com o Fundo de Apoio para a Dinamização das Organizações Comunitárias de Base (FADOC). Este ano, a escola está promovendo formações políticas para quarenta jovens sobre o tema Mudanças Climáticas e Soberania Alimentar. O objetivo da escola é que os jovens possam entender o contexto do clima não apenas do ponto de vista ambiental, mas também no aspecto político-econômico.


Nenhum comentário: