segunda-feira, 13 de julho de 2009

Seminário inicia campanha da Juventude sobre Mudanças Climáticas

"O tempo está passando e pouca coisa tem sido feita". O alerta sobre a pouca importância dada pelos governos mundiais com as mudanças climáticas foi dado por Rubens Born, Coordenador do GT do Clima do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS) e do Institituto Vitae Civilis, durante o seminário Mudanças Climáticas e negociações pelo Clima, realizado pela Juventude Alternativa Terrazul nos dias 10 e 11 de julho de 2009, no auditório Murilo Aguiar da Assembléia Legislativa. Esteve presente também ao seminário a Gerente executiva do FBOMS, Esther Neuhaus, que junto com Born coordena a Campanha Brasileira Sobre Mudanças Climáticas.

O seminário fez parte das atividades da Escola de Formação para a Juventude que este ano traz junto as juventudes as mudanças climáticas para o centro do debate. Além disso, a ação é parte da campanha do Mês de Mobilização da Juventude pelo Meio Ambiente (http://juventudepelomeioambiente.org.br/), que este mês promove várias ações ambientais em todo o país.

Durante o seminário, os jovens presentes tiveram oportunidade de conhecer mais sobre as principais negociações políticas e econômicas que vem sendo desenvolvidas no Brasil e no mundo. Uma das principais críticas feitas por Esther, é falta de prioridade do governo brasileiro em colocar em ação o Plano Nacional de Mudanças Climáticas, lançado em 2008. Os jovens traçaram ainda estratégias para chamar a atenção da população cearense para o momento histórico que acontecerá no próximo dia 7 de dezembro: a 15° edição da Conferência das Partes (COP) das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-15). Durante a COP, deverão ser discutidas e estabelecidas metas para reduzir os impactos no ambiente para diminuir as mudanças. É importante lembrar que faltam apenas 146 dias para a reunião.

A Campanha Mundial
A discussão sobre as mudanças relacionadas ao clima acontece no momento em que o G-8, grupo composto pelas sete principais economias do mundo mais a Rússia, chegam ao impasse quanto a redução das emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa, uma prévia do que estará por vir nos próximos cinco meses.

Para isso, a Campanha Mundial deverá encabeçar uma série de ações ao longo do ano para chamar a atenção dos governos e da sociedade sobre a necessidade de garantir políticas públicas para as questões relacionadas as mudanças climáticas. A próxima ação está programada para o próximo dia 29 de agosto, quando faltará 100 dias para a COP-15. Para mais informações basta acessar o site da campanha em inglês www.tcktcktck.org (o som do relógio em inglês). O site da campanha brasileira (www.tictactictac.org.br) estará no ar nos próximos dias.

Nenhum comentário: