segunda-feira, 6 de abril de 2009

Jovens de todo o País se reúnem para debater problemas do meio ambiente

A secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiente do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Crespo, disse ontem, na abertura da 3ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em Luziânia-GO, que a educação ambiental é fundamental para a construção de uma cidadania ambiental. "Os jovens são a força transformadora do Brasil. Vocês não vão debater somente o futuro, mas o aqui e o agora", salientou.

A cerimônia de abertura reuniu cerca de mil pessoas de todos os estados do Brasil. Foram enviados 670 delegados, com idade entre 11 e 14 anos, além de facilitadores dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente, educadores e representantes de 43 países como observadores internacionais.

No discurso de abertura, Samyra Crespo destacou também o papel dos ministérios do Meio Ambiente e Educação na formação de jovens conscientes da questão ambiental. "A Conferência vai mostrar que essa é uma parceria que está dando certo. Os jovens aqui presentes são a força transformadora deste país", afirmou.

Os observadores internacionais receberam da secretária uma cópia do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, aprovado pelo governo brasileiro em dezembro do ano passado. Ela apresentou o plano, destacando as metas estabelecidas para a redução do efeito estufa até 2017 e combate ao desmatamento na Amazônia.

A abertura contou ainda com as presenças do secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, André Lázaro, a representante da Rede de Juventude e Meio Ambiente, Ana Carla Franco, a coordenadora geral da Educação Ambiental do MEC, Rachel Trajber, a senadora Marina Silva, idealizadora da conferência e convidada de honra, e o representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny

A conferência vai até 7 de abril (terça-feira) no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria - CT/CNTI, a 40 km de Brasília, no município de Luziânia/GO. Entre as atividades previstas para os cinco dias da conferência estão oficinas de teatração ambiental, vídeo, publicidade, comunidade virtual, rádio, fanzine, carta e trilha da vida. Todo o conteúdo produzido pelos jovens nas oficinas de vídeo e mídia digital estará disponível na comunidade virtual "Vamos Cuidar do Brasil", no Portal EducaRede (www.educarede.org.br) da Fundação Telefônica, pelo qual professores e alunos de todas as escolas poderão interagir e sugerir propostas para o enfrentamento da atual crise ambiental.

O encerramento será na Esplanada dos Ministérios, com a realização de uma caminhada até o Teatro Nacional. Os jovens pretendem entregar a "Carta das Responsabilidades para o Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais", resultado das discussões da conferência, ao presidente Lula. A idéia é que o governo e a sociedade sejam co-responsáveis pelas transformações urgentes. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participa do ato.

A Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente - Vamos Cuidar do Brasil é promovida pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente. A primeira edição realizada em 2003 envolveu 15.452 escolas e mobilizou mais de 5 milhões pessoas.

FONTE: Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário: