sexta-feira, 13 de março de 2009

Formação, vida e juventude!

Vivência seria a palavra certa para resumir a passagem por temas como agricultura urbana, educação ambiental, consumo sustentável, formações sociais, soberania alimentar e outros voltados para uma melhor visão da realidade e valorização da vida. Foi o que a escola de formação da Juventude Terrazul, através do FADOC (Fundo de Apoio para a Dinamização das Organizações Comunitárias de Base) veio nos trazer. O despertar da consciência para a realidade sem perder de vista sonhos e ideais para uma vida melhor.

Fora das salas de aula também é possível se sentir instigado a saber mais sobre a vida em sua grandeza, pois já dizia Paulo freire: “Ensinar não é apenas transmitir conhecimento”. A presença no Fórum Social Mundial Amazônia 2009 dos participantes desta Escola foi um ato concreto que mostrou a importância da partilha de experiências e conhecimentos. Foi bom também para um conhecimento mais amplo do que representa a Juventude Terrazul.

Da minha parte é difícil resumir o que representa ter a oportunidade de passar por estas formações e por fim do Fórum Social. Fica aqui registrado que a realização de projetos como este renova a esperança de quem acredita que “Um outro mundo é possível”. A dedicação das pessoas envolvidas na organização deste projeto merece destaque. Parabéns aos membros da Juventude Terrazul e a todos e todas que também contribuíram para a sua realização.
Por fim citarei Leonardo Boff, que junto de Marina Silva expressam certamente as minhas sensações durante esse processo e são referências nesta caminhada de luta por um Mundo mais justo, pessoas mais humanas e respeito à Mãe Terra. Suas participações durante o Fórum deixaram sementes em vários terrenos prontos para promover mudanças e transformar de várias e em diferentes proporções a realidade atual.


“...habitar poeticamente o mundo ao articular a máquina coma a poesia, o trabalho rotineiro com a criatividade, o interesse com a gratuidade, a objetividade nos conhecimentos com a subjetividade emocional, o pão penosamente ganho, com a beleza fascinante das relações calorosas. Isso deve ser resgatado.” Leonardo Boff




Edineuda Soares - Estudante de Economia UFC ,Escola de Formação da Juventude (FADOC) e Juventude Alternativa Terrazul, Coletivo Jovem de Meio Ambiente Ceará e atuou durante seis anos na PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular)


Nenhum comentário: