quinta-feira, 26 de março de 2009

De delegado a facilitador da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

A Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é um processo seqüencial de encontros no qual as pessoas se reúnem, debatem os temas propostos expondo diversos pontos de vista, deliberam coletivamente e escolhem representantes que levam adiante as idéias que foram consensuadas. Essa proposta de conferência é simples, mas ousada: incentivar que todas as escolas realizem conferências de meio ambiente, envolvendo também a comunidade para discutir, levando problemas locais e propondo ações transformadoras, colocando os jovens na posição de protagonistas nesse processo.

Com a responsabilidade de levar adiante as propostas discutidas e definidas como importantes, fui eleito em 2005 como delegado. Estava apto a participar da II CNIJMA com uma tarefa nada fácil, ainda mais por se tratar de um jovem, estudante dos anos finais do ensino fundamental, com idade de 14 anos.

A II CNIJMA teve dois momentos de encontros e debates. Primeiramente, a conferência na escola e na comunidade com o objetivo de elaborar uma responsabilidade, pensar em uma ação a ser realizada após o evento, minha indicação como delegado representante e a criação de um cartaz que traduzisse o resultado do trabalho coletivo. Em segundo, a Conferência Nacional, que foi realizada em Brasília/DF, em 2006, onde lá estiveram 700 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos de idade, que já tinham debatido os temas em suas escolas. Juntos elaboramos a Carta das Responsabilidades, que foi entregue ao Presidente da República e seus Ministros, juntamente com peças de Educomunicação -Rádio, Vídeo, Jornal e Multimídia.

De volta para o estado, assumi um papel importante, que era repassar aquela formação que recebi no período da conferência. De inicio, mobilizamos e sensibilizamos a escola e comunidade para a formação da COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de vida) como instrumento da Agenda 21 para fortalecer ainda mais a responsabilidade assumida pela escola e comunidade.

Querendo debater profundamente Educação Ambiental e a grave crise ambiental planetária, resolvi somar forças com outros grupos de Juventude pelo Meio Ambiente, na qual hoje faço parte do Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente, da Juventude Alternativa Terrazul da REJUMA/Rede Nacional de Juventude pelo Meio Ambiente e estarei facilitando a III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente junto com os minhas companheiras da juventude Rebeca Raso, Katiane Farias e Gabriela Batista, de 03 a 08 de Abril de 2009 que delegados e delegadas de todo o Brasil estará presente.

Lucas Lopes - Estudante do Liceu do Ceará ,Integrante do Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente e da Juventude Alternativa Terrazul

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