quinta-feira, 26 de março de 2009

Aconteceu planejamento anual do Conselho Municipal de Juventude

Aconteceu no sábado dia 13 de março, as atividades do Planejamento do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) que teve a participação de Fernanda Rodrigues da Juventude Alternativa Terrazul e que faz parte do conselho . O encontro se estendeu por todo o final de semana. A abertura aconteceu às 14 horas, no Hotel Beira Mar (Av. Beira Mar, 3130 – Meireles), e teve como Mesa de Debate sobre a importância do Conselho Municipal de Juventude no âmbito da participação popular.

Participarão da mesa de abertura o secretário municipal de Juventude, Afonso Tiago de Sousa, o secretário municipal de Participação Popular, Elmano de Freitas, e a educadora do Instituto de Juventude Contemporânea (IJC), Camila Brandão. A programação do planejamento se estendeu até domingo e os conselheiros participarão de diversas reuniões para avaliação, diagnóstico e definição de rumos do CMJ.

O objetivo do planejamento é discutir as ações do Conselho para o ano de 2009. Uma das principais tarefas do CMJ para este ano é a construção do Congresso Municipal de Juventude, que resultará no Plano Municipal de Juventude, marco legal que irá garantir a execução das Políticas voltadas para os jovens.

A prioridade do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) para o ano de 2009 será a realização do Congresso Municipal de Juventude, a ser executado em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude. O Congresso está previsto para o segundo semestre deste ano e resultará na aprovação do Plano Municipal de Juventude, marco legal que garante a execução das políticas públicas voltadas para os jovens.

Durante o planejamento do Conselho, foram criadas câmaras temáticas e grupos de trabalho do qual os conselheiros participarão. A estratégia de divisão do trabalho entre os conselheiros pretende otimizar o trabalho tornando o monitoramento das Políticas Públicas de Juventude mais eficiente e possibilitando que o conselho seja mais ativo.

Sobre o Conselho

O Conselho Municipal de Juventude (CMJ), é composto por 18 entidades da sociedade civil, dois representantes do Orçamento Participativo e dez representantes do Poder Público (oito da Prefeitura e dois da Câmara dos Vereadores). O CMJ é um órgão permanente, deliberativo, consultivo, fiscalizador e de assessoramento da Prefeitura Municipal de Fortaleza nas questões referentes às Políticas Públicas de Juventude, vinculado ao Gabinete da Prefeita.

Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza e Juventude Alternativa Terrazul

Nenhum comentário: