quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Alunos participam da I Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

Mudanças ambientais globais que envolvem os quatro elementos: Terra; Água, Fogo e Ar. Esse é o tema da I Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, promovida pela Secretaria da Educação (Seduc), que ocorre até esta quinta-feira (11), das 8 às 17 horas, no Hotel Mar Belo (rua Eliseu Holanda, n° 20, Praia do Futuro). O evento reúne 144 jovens de 11 a 14 anos das mais diversas regiões do Ceará. A Conferência é um movimento voltado ao fortalecimentoda cidadania ambiental nas escolas e comunidades, propiciando uma atitude responsável e comprometida com as questões sócio-ambientais locais e globais.

Desse evento estadual sairão os 27 jovens que representarão o Ceará na etapa nacional, em Brasília, dos quais 24 alunos das escolas regulares e três alunos das escolas diferenciadas, sendo um de escola indígena, um de escola quilombola e outro de escola de área de assentamento.

Conforme Hozana Magalhães, coordenadora de educação ambiental na Seduc, a Conferência corresponde a um processo seqüencial de encontros nos quais são debatidos os temas propostos, expondo diversos pontos de vista e deliberando coletivamente para a escolha de representantes que levam adiante as idéias que foram consensualizadas.

No Ceará, ocorreram aproximadamente 2.200 Conferências pelo Meio Ambiente nas escolas públicas, envolvendo cerca de 25.000 pessoas, entre alunos, professores e comunidade em geral. Os participantes da Conferência Estadual foram eleitos por outros alunos nas 21 Conferências Regionais. Durante o processo, estes jovens fizeram uma reflexão conjunta sobre a melhoria
da qualidade de vida, compartilhando idéias, assumindo responsabilidades e ações, que serão desenvolvidas em suas escolas, comunidades, municípios, estado e país.

Fonte: Assessoria de Comunicação SEDUC

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Terrazul, gostei muito da CEIJMA e gostaria de manter contato com o seu CJ para poder criar um CJ na Região da 13ª CREDE.
Estou um pouco triste por não ter participado da escolha de delegados por causa de minha idade, pois em duas semanas faço meus 15 anos, o que eu acho um erro pois, se a Conferência é para os Jovens de 5ª/6º à 8ª/9º série/ano porque o limite de 14 anos se em todas as Conferências estiveram delegados de 15? Mesmo assim acho que vamos ser muito bem representados.
Para terminar gostaria de informar que o nome do Hotel em que ficamos hospedados é MARBELLO e não MAR BELO como foi postado.
Ass.: Brendo Martins, Delegado do Município de Monsenhor Tabosa - 13ª CREDE.
Obrigado pela atenção e até outro dia como colegas nos CJs.