sexta-feira, 8 de abril de 2011

RECEJUMA Tem sua 3ª Reunião com Formação Sobre Participação, Conferência Nacional de Juventude e a Rio + 20

Na última sexta-feira, dia 25 de março, aconteceu a 3ª reunião da recém formada RECEJUMA – Rede Cearense de Juventude pelo Meio Ambiente. Na ocasião os jovens presentes puderem discutir sobre participação, Conferência Nacional de Juventude e sobre a Rio + 20, para isso contaram com a participação on-line, via skype, do militante Thiago Alexandre (SP), representante da REJUMA – Rede de Juventude pelo Meio Ambiente no CONJUVE – Conselho Nacional de Juventude, na cadeira de meio ambiente e de Gabriela Batista, militante ambientalista, presidente da Alternativa Terrazul e participante da REJUMA. A RECEJUMA nasceu da necessidade dos jovens ambientalistas cearenses, participantes dos CJs – Coletivos de Juventude pelo Meio Ambiente, de fortalecer suas ações e intensificar a luta socioambiental no Estado.

No que diz respeito a questão da participação, os jovens compartilharam seus pontos de vistas e socializaram as iniciativas que os CJ vem fazendo nas suas cidades, destacando o trabalho em rede com uma estratégia eficiente para o fortalecimento dos grupos e maior visibilidade das ações.

Sobre a Conferência Nacional de Juventude, foram esclarecidas dúvidas sobre a estrutura e atuação da mesma. A idéia é que a RECEJUMA possa ver na conferência um espaço de articulação onde se possa, junto com os outros grupos e movimentos participantes, debater as demandas de cada região enquanto pauta nacional, tirando agendas em comum e fazendo reivindicações no que diz respeito a questão ambiental.

O ponto que gerou maior entusiasmo e maior número de questões foi sobre a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, em 2012. A Rio+20 visa a renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta, vinte anos após a Rio-92 – Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Alguns jovens dos CJs do Ceará participam também da REJUMA, e na rede nacional integram o Grupo de Trabalho sobre a Rio+20 (GT Rio+20). “Participando do GT eu ajudo a espandir o debate, como uma ponte. Desse modo se descentraliza a discussão, trazendo-a até o interior do Ceará, por exemplo.”, relata Anannandy (CJ de Camocim – CE), integrante do GT Rio+20 da REJUMA.

Após as discussões, foram passados os informes de cada CJ, feito uma avaliação da reunião e marcada a data e o local da próxima, que será no dia 30 de abril, em Horizonte. Em seguida será comemorado o aniversário do CJ Olhos D’agua, composto por jovens da cidade.

- – -




Para mais informações sobre a Rio+20 acesse o site: http://www.uncsd2012.org/rio20/ (em breve a Alternativa Terrazul disponibilizará uma página com informações atualizadas sobre a conferência)

Nenhum comentário: