quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Inscrições abertas para o II Encontro de Movimentos e Organizações de Juventude de Fortaleza

O Conselho Municipal de Juventude (CMJ), em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará o II Encontro de Movimentos e Organizações de Juventude (EMJUV), no dia 30 de janeiro de 2010. no Centro Urbano de Cultura, Arta, Ciência e Esporte (CUCA) Che Guevara. O objetivo do encontro, segundo o decreto 12.612 de 23 de dezembro de 2009, é debater as políticas públicas de juventude e eleger os (as) 18 conselheiros (as) e os 18 suplentes dos movimentos e organizações de juventude de Fortaleza que irão compor o Conselho Municipal de Juventude.

Por isso, o CMJ convida a participar do evento todo e qualquer grupo de jovens que se organizem em torno de temáticas políticas, sociais, culturais, esportivas, religiosas, que tenham como objetivo a qualidade de vida dos jovens, bem como organizações não governamentais que executem projetos coordenados por jovens e direcionados ao público jovem.

Para participar do Encontro, os movimentos e organizações de juventude devem se inscrever até o próximo dia 22 de janeiro. Durante esse período, as entidades devem comparecer à Coordenadoria de Juventude - de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h -, no Gabinete da Prefeita (Av. Luciano Carneiro, 2235 – Vila União), apresentando os seguintes documentos:

1. Formulário de inscrição devidamente preenchido, onde constará o nome da organização, o trabalho que esta desenvolve, a opção de câmara temática da mesma e o nome do(a) representante e do(a) respectivo(a) suplente;

2. Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e Estatuto ou documento similar (caso o movimento ou organização de juventude não possua, estes documentos não serão obrigatórios);

3. Ata da reunião que escolheu os(as) representantes com, no mínimo, 10 assinaturas dos(as) integrantes, juntamente com cópia do RG de cada pessoa que assinou a ata (modelo de ata está disponível no site);

4. Material comprovando a existência da organização: carta de princípios, fotos, panfletos das atividades desenvolvidas, reportagens, etc;

5. Relatório de Atividade dos anos de 2008 e 2009 que informe sua atuação no campo da juventude.

O download da ficha de inscrição e dos modelos de documentos necessários pode ser feito no site www.fortaleza.ce.gov.br/juventude A lista dos movimentos e organizações inscritos será divulgada no dia 22 de janeiro, as entidades que tiverem a inscrição indeferida terão até o dia 26 de janeiro para apresentar recurso e regularizar a situação. No dia 26 de janeiro, será divulgada a lista final das entidades que participarão do II EMJUV.

Sobre o Conselho Municipal de Juventude - O Conselho Municipal de Juventude é um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo e fiscalizador, de representação da população jovem e de assessoramento da Prefeitura Municipal nas questões relativas às políticas públicas voltadas para os jovens na cidade de Fortaleza.

Empossado pela Prefeitura de Fortaleza em Agosto de 2007, o CMJ é o principal instrumento de Controle Social das Políticas Públicas direcionadas à juventude da Prefeitura de Fortaleza. É a primeira vez que a cidade conta com um conselho unificado de acompanhamento das políticas públicas, composto por jovens. Além de monitorar as políticas públicas de Juventude, o Conselho se configura num espaço de empoderameto da Juventude, ampliando sua capacidade de interferir nas próprias demandas, um canal institucional com o Poder Público, amplo, democrático e participativo.


Errata: Na ficha de inscrição, onde é solicitada a escolha da câmara temática (item 1.2), faltam algumas opções. Essa falha é de inteira responsabilidade da Comissão Eleitoral e não vai implicar em prejuízo para nenhuma organização ou movimento de juventude. Será corrigida no ato da inscrição. Segue abaixo a lista correta das câmaras temáticas, como prevê o Edital:

I - Educação e Comunicação;

II - Meio-Ambiente;

III - Trabalho, Renda e Economia Solidária;

IV - Cultura, Esporte e Lazer;

V - Religiosidade e Espiritualidade;

VI - Saúde e Pessoa com Deficiência;

VII - Diversidade Sexual;

VIII - Gênero;

IX - Étnico/Racial.

Nenhum comentário: