sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Show pelo clima mobiliza a juventude

Dona Zefinha e mais quatro bandas realizam shows gratuitos na Praça da Gentilândia, no dia 11 de dezembro


A Praça da Gentilândia será palco para os shows gratuitos da mobilização global pelo clima no próximo dia 11 de dezembro, em Fortaleza. O “Juventude pelo clima”, promovido pela Associação Alternativa Terrazul, que completou dez anos de fundação, e pela Campanha TicTacTicTac, acontece a partir das 16hs, na Avenida 13 de Maio, Benfica.

O objetivo é chamar a atenção da juventude para as mudanças climáticas e para a as negociações que estarão ocorrendo em Copenhague, durante a 15° Conferência das Partes do Clima (COP -15), que será realizada de 07 a 18 de dezembro. O “Juventude pelo Clima” também faz parte do encerramento da Escola de Formação da Juventude, projeto apoiado pelo FADOC (Fundo de Apoio para Dinamização das Organizações Comunitárias de Base).

As bandas Dona Zefinha, Racional Soul, Releases, o Hip Hop do grupo Os maloqueiros e a Banda ZàZ animarão a população, conscientizando a juventude sobre os acontecimentos relacionados ao clima, já que Copenhague está sendo considerada um evento histórico para a humanidade. No intervalo das apresentações, serão exibidos as animações e os filmes produzidos pela Campanha TicTacTicTac e parceiros.

Para o integrante da banda ZàZ, Isick Bianchini, a questão ambiental é um problema comum a todas as nações, devendo ser encarada como pauta prioritária nas agendas dos movimentos sociais, da sociedade civil, dos poderes públicos e de setores que procuram intervir na sociedade. “A campanha TicTacTicTac tem um papel fundamental no convite à sociedade para a reflexão acerca das mudanças climáticas e da falta de seriedade com o qual essas mudanças serão tratadas na COP-15”, afirma o músico que participou do Projeto Escola de Formação da Juventude cujo tema era Mudanças Climáticas e Soberania Alimentar.

Para diminuir os impactos ambientais provocados pelo show, 600 mudas serão doadas à população. Para ganhar uma planta, basta levar uma garrafa PET e trocar por uma muda no local. As mudas foram doadas pela Campanha Natal de Luz 2009, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL). Todo o material recolhido bem como os resíduos produzidos durante o show será doado para a Associação de Catadores do Parque Santa Rosa.

O evento conta com o patrocínio da Vitae Civilis, Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), Banco do Nordeste, Governo Federal; e o apoio do CDL, Secretaria Executiva Regional IV e Rede Ecossocialista.

Vigília pelo clima

No dia 12 de dezembro, durante as negociações em Copenhague, várias cidades do mundo organizarão vigílias à luz de velas. O objetivo dando assim uma face humana à crise climática. Será a maior mobilização climática já vista. Até o momento, mais de mil mobilizações estão cadastradas no site da Avazz.org.

Campanha TicTacTicTac

A Campanha TicTacTicTac é uma mobilização mundial para reforçar a importância e a urgência de combater as mudanças climáticas e seus efeitos. A iniciativa reúne pessoas físicas e jurídicas, ONGs e grupos sociais, religiosos, profissionais e empresariais que reivindicam um acordo ambicioso, justo e comprometido na 15ª Conferência das Partes (COP-15) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que reunirá os governos mundiais de 7 a 19 de dezembro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.

Para garantir a mobilização em todo o país, a Campanha está recolhendo assinaturas. A participação pode ser feita online através do site http://www.tictactictac.org.br/. Todas as assinaturas são incluídas no banco de dados mundial, que já ultrapassou 10 milhões de integrantes. No Brasil já foram colhidas 170 mil assinaturas.

SERVIÇO
Ato show Juventude pelo clima
Data e horário: Dia 11 de dezembro, às 16hs.
Local: Praça da Gentilândia (Avenida 13 de Maio, Benfica).

Informações sobre o ato show “Juventude pelo Clima” com pelo telefone 3281.0246 ou pelo e-mail juventudeterrazul@gmail.com.

2 comentários:

Aline Baldez disse...

Estaremos lá,marcando presença!!!

Goretti Ramos disse...

Olá amigos da JUVENTUDE TERRAZUL.

Tomei a liberdade de postar essa notícia em meu blog, É DU AMBIENTE!!! Espero que não se importem. Essa mobilização deve ecoar os quatro cantos do mundo!

Parabéns pela iniciativa, e por favor, mantenham-me informada das novidades sobre o evento.

Saudações ecológicas,


Goretti Ramos
Blog É DU AMBIENTE!!!
http://blig.ig.com.br/blogdagoretinha/