quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Caros Amigos: o perigo do agrotóxico para a saúde do trabalhador e a questão do lixo em São Paulo

Reportagem da revista Caros Amigos relata os perigos dos agrotóxicos

A jornalista Tatiana Merlino foi conferir o uso de agrotóxicos nas lavouras de laranja no interior do Estado de São Paulo para a edição de dezembro. A reportagem mostra que o veneno está mais presente no dia- a -dia do brasileiro do que se pensa e traz sérios riscos à saúde tanto dos trabalhadores como dos consumidores.

A maior parte dos produtos consumidos diariamente pela população – frutas, verduras e cereais – têm agrotóxicos que afetam o sistema nervoso, provocam depressão e vários tipos de cânceres. Atualmente o Brasil é o campeão mundial de uso de agrotóxicos nos alimentos. Em 2008, foram 673.862 toneladas de defensivos, o equivalente a cerca de 4 quilos por habitante.

Análises laboratoriais realizadas em 33 marcas de feijão vendidas normalmente no comércio das regiões sul, sudeste e centro-oeste, constataram que o alimento mais popular dos brasileiros está seriamente contaminado com resíduos de agrotóxicos nocivos à saúde. Pelo menos um terço das marcas examinadas apresentaram inseticidas proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)-site: http://portal.anvisa.gov.br

A matéria também traz o relato de profissionais rurais doentes por causa dos defensivos, trabalhadores pulverizando agrotóxico sem equipamentos de proteção e opiniões de especialistas como a professora do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Raquel Rigotto, que mostram esse processo criminoso de envenenamento, comandado por interesses econômicos de grandes empresas estrangeiras.

A guerra do lixo em São Paulo

A jornalista Lúcia Rodrigues desvenda, na edição de dezembro, o que está por trás da disputa que se trava hoje pelo lixo de São Paulo,onde grandes empresas manipulam o poder público para expulsar os catadores de material reciclável das ruas da cidade.

O descaso da prefeitura paulistana dirigida por Gilberto Kassab (DEM) é total, não leva em consideração nem mesmo o papel de agentes ambientais que os catadores desempenham na cidade. Apesar de imprescindíveis, essas pessoas se tornaram invisíveis aos olhos do poder público municipal e da maioria da sociedade. Só são notados quando o peso de seus carrinhos teima em fazêlos manter um ritmo mais lento do que o tolerado nos tradicionais congestionamentos.

O objetivo desta matéria é mostrar a importância que os catadores têm na nossa sociedade e as dificuldades que eles passam estando a mercê de ferros-velho, das grandes empresas que monopolizam a reciclagem da metrópole e da falta de infraestrutura oferecida pela prefeitura àqueles que querem formar cooperativas.

Leia trecho das reportagens no site da Caros Amigos

O veneno no pão nosso de cada dia
Guerra do lixo massacra catadores

Nenhum comentário: