segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Climate Action Network (CAN) entrega manifesto com requisitos mínimos da CoP15 para presidente Lula

Fonte: Campanha TicTacTicTac

Redução de gases de efeito estufa em pelo menos 40% abaixo dos níveis de 1990 até 2020 e o desenvolvimento de um sistema de cooperação tecnológica que garanta o acesso de todos à energia sustentável. Estes são algumas das propostas para a CoP-15 contidas no manifesto Justo, Ambicioso e Vinculante: Fundamentos essenciais para um Acordo de Clima de sucesso, enviado pela Climate Action Network (CAN) para líderes mundiais. No Brasil, a carta foi entregue no início desta semana ao presidente Lula.

O documento prevê ainda o financiamento dos países desenvolvidos para que os países em desenvolvimento possam crescer com tecnologias limpas e a criação de uma Estratégia Global de Ação de Adaptação, a fim de que estes países possam adaptar aos impactos das mudanças de clima. “Um fracasso em Copenhague não é uma opção se nós quisermos assegurar um futuro viável para todos os países e sobretudo, para os vulneráveis e pequenos países insulares, os países menos desenvolvidos e as nações Africanas”, afirma o texto.

O manifesto defende um acordo na 15ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança de Clima, em Copenhague, que consagre uma ação rápida de redução de emissões e com isso evite uma catástrofe ambiental. “Os cientistas da comunidade mundial já nos avisaram que a nossa atual trajetória de emissões nos conduzirá à catástrofe. Um acordo em Copenhague que consagra ação rápida de redução de emissões pode evitar esta catástrofe e assegurar que os povos do mundo, o nosso planeta e os nossos filhos tenham um futuro digno e seguro.”

A Rede International de Ação Clima (CAN en inglês) é uma rede de cerca de 500 organizações não governamentais em torno do mundo voltada a questões climáticas.É também um dos grupos que apóia globalmente a campanha TicTacTicTac.

Confira aqui a Carta e o Manifesto.

Um comentário:

Anônimo disse...

OLA AMIGOS E AMIGAS. ESPERO QUE A CIMEIRA EM COPENHAGA SEJA UM SUCESSO.
NOS EM PORTUGAL ESTAMOS TAMBÉM A TORCER PARA QUE TUDO CORRA BEM.
CONSULTEM UM BOM BLOG QUE NOS FALA TAMBÉM SOBRE O ECOSSISTEMA. PARA ISSO ENVIO O LINK:
http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/

Obs. Vale a pena acompanhar.
Saudações