quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Jovens são chamados a refletir questões ambientais através da arte e da cultura

Fonte: Adital

Jovens da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai interessados em compartilhar experiências, conhecimentos e perspectivas sobre diversos temas ambientais estão convidados a integrar o GEO Juvenil MERCOSUR. A iniciativa visa envolver a juventude no processo de desenvolvimento sustentável, através da realização de avaliações elaboradas por e para jovens.
O programa GEO Juvenil MERCOSUR surgiu em 1999 por meio do projeto Perspectivas do Meio Ambiente Mundial (Global Environment Outlook, GEO), um processo de avaliação ambiental integral, coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

"O GEO Juvenil é um programa de avaliação em que os jovens podem se expressar sobre as questões ambientais e os impactos sofridos pelo Mercosul. Queremos ter uma visão diferenciada do Mercosul que vem dos jovens", explica Gabriela Batista, presidente da Associação Civil Alternativa Terrazul.O processo participativo consiste no envio de ensaios breves, fotografias, desenhos, pinturas, poesias, músicas e vídeos que reflitam perspectivas vinculadas ao ambiente e ao bem estar humano da região. Podem participar jovens de 15 a 30 anos, de regiões urbanas ou rurais; ambientalistas, camponeses, indígenas, estudantes, trabalhadores e todos que se definam como jovens e estejam empenhados em serem impulsionadores de mudanças a favor do desenvolvimento sustentável.

A análise dos ecossistemas deve ser o tema central do material a ser enviado para o projeto. Com esse foco, foram escolhidas nove temáticas: sistemas urbanos; agrossistemas; bosques e selvas; pastagens; bacias hidrográficas e terras úmidas; costas, mares e ilhas, zonas montanhosas; zonas áridas e semi-áridas; e zonas polares. Esses ecossistemas encontram-se sujeitos às ações de forças impulsionadoras de mudanças, que causam transformações positivas e negativas sobre o ambiente. O material preparado pelos jovens deve ser enviado até 15 de outubro para o e-mail da coordenação do seu país. No Brasil, o recebimento das contribuições está sob responsabilidade da Associação Civil Alternativa Terrazul, através da Juventude Terrazul. A entidade é sediada em Fortaleza (CE), região Nordeste do país.

No mês no novembro, os coordenadores da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai estarão reunidos no Chile para produzir o editorial e selecionar o material que deverá integrar as publicações. De acordo com Gabriela, a publicação será impressa e digitalizada e deve estar pronta em janeiro de 2010.

Mais informações com Gabriela Batista pelo telefone (85) 8783-7497 ou através do e-mail brasil@geojuvenil.org.ar

Serviço
A Associação Civil Alternativa Terrazul está localizada à rua Goiás, nº 621. Bairro Pan-Americano. CEP: 60441-000. Fortaleza, Ceará. Brasil.

Nenhum comentário: