terça-feira, 7 de julho de 2009

JUVENTUDE TERRAZUL PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

A Juventude Alternativa Terrazul promoverá na próxima sexta, dia 10 de julho, e no sábado, dia 11 de julho, o seminário inaugural da Escola de Formação da Juventude. O seminário “Mudanças Climáticas e as Negociações Pelo Clima” acontecerá no Auditório Murilo Aguiar da Assembléia Legislativa (Avenida Desembargador Moreira, 2807 – Bairro, Dionísio Torres). A programação é gratuita e aberta ao público.

Para facilitar as discussões, estarão presentes Rubens Born, Coordenador do Instituto Vitae Civilis e do GT do Clima do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS) e Esther Neuhaus, Gerente Executiva do FBOMS. Nos últimos anos, os dois vêm acompanhando as negociações políticas relacionadas ao clima.

Desde a divulgação do relatório de avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças no Clima (IPCC, na sigla em inglês), em 2004, vêm crescendo o interesse por assuntos relacionados às questões climáticas. Contudo, além dos aspectos das transformações ambientais que vem ocorrendo, é necessário compreender as questões políticas, econômicas e sociais que estão ligadas a essas mudanças. As negociações pelo clima já começaram, e deverão ser acordadas em Dezembro, durante a 15° edição da Conferência das Partes (COP 15) das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Sobre a Escola de Formação

Este ano, a Escola de Formação para a Juventude irá trabalhar este ano com tema Mudanças Climáticas e Soberania Alimentar. O objetivo é qualificar o debate sobre os temas entre os jovens, estimulando-as a participarem da Campanha pelo Clima.

As formações da Escola acontecerão em Fortaleza, entre os meses de julho de 2009 a fevereiro de 2010. Serão cinco seminários temáticos: mudanças climáticas, água, terra, ar e fogo (fontes energéticas); seguidos de oficinas de educomunicação ligados aos temas discutidos (fanzine, rádio, teatro, vídeo, publicidade).

O projeto é organizado em parceria com a Associação Civil Alternativa Terrazul, Instituto Florestan Fernandes e o FADOC (Fundo de Apoio para a Dinamização das Organizações Comunitárias de Base) com o apoio do Conselho Municipal de Juventude (CMJ), Prefeitura Municipal de Fortaleza, Instituto Vitae Civilis, FBOMS.

MAIS INFORMAÇÕES:
Pelo telefone: (85) 32810246
Ou no blog: www.juventudeterrazul.blogspot.com



PROGRAMAÇÃO

SEMINÁRIO: Mudanças Climáticas e as Negociações Pelo Clima
10 e 11 de julho de 2009

LOCAL: Auditório Murilo Aguiar da Assembléia Legislativa - Av. Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres – Fortaleza – Ce



Nenhum comentário: