domingo, 31 de maio de 2009

NOTA CONTRA O FINANCIAMENTO DO FUNDO INTER-REDES

A Juventude Alternativa Terrazul e o Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Ceará (CJ-CE) participam há seis anos da Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA) sempre contribuindo com a construção, o debate e as decisões coletivas da rede.

No dia 30 de abril deste ano, foi lançado na REJUMA a proposta do projeto de Fundo Inter- Redes de Apoio a Organizações Juvenis do Nordeste, que tem como objetivo apoiar projetos e organizações de juventude na região nordestina que trabalhem com o tema Eqüidade Racial e Gênero. O projeto tem como financiador a W.K. Kellogg Foundation, uma organização internacional que tem como fundador o dono dos cereais Kellogg's.

Recordamos que, até a divulgação do projeto, não havia sido mencionada a participação de interlocutores da REJUMA na formação, construção e elaboração da proposta feita pela Kellogg Foundation. Ele foi construído com a representação de poucas pessoas, sendo que não houve a realização de um debate prévio para saber se os membros que compõem a REJUMA apoiavam ou não a participação e a inclusão da rede como parceira na elaboração do projeto, uma vez que ela não trabalha e nem promove debates sobre tal tema.

A Juventude Alternativa Terrazul acreditando e respeitando os seus valores e princípios para o despertar de uma consciência crítica e transformadora na perspectiva da superação do sistema capitalista, por um mundo sustentável, livre de toda forma de opressão se posiciona contra o desenvolvimento do Projeto Fundo Inter- Redes de Apoio a Organizações Juvenis do Nordeste por receber recursos da W.K. Kellogg Foundation, fundação esta ligada a empresa Kellogg's que produz alimentos transgênicos para o mundo todo .

A adoção de alimentos transgênicos tem contribuído com o modelo capitalista, uma vez que as grandes multinacionais são as principais benfeitoras por lucrarem desde a produção das sementes até a comercialização final dos produtos (royalties), com o objetivo de aumentar a produção de alimentos e o lucro, levando a natureza a ser explorada e forçada a produzir cada vez mais, provocando a agressão do meio ambiente e da saúde humana, sem levar em contar a segurança alimentar.

Além disso, não concordamos com empresas que escondem suas verdadeiras ações atrás de projetos de “responsabilidade socioambiental” para melhorar a imagem de seus produtos

As ponderações feitas pela rede sobre o projeto também não foram levadas em conta, visto que o mesmo está sendo divulgado nos espaços representativos das juventudes. Em Fortaleza, a mobilização para atrair os grupos juvenis já começou, através da distribuição de panfletos, informando sobre o fundo.

Portanto, nós do Coletivo Jovem do Ceará e da Juventude Terrazul como membros da REJUMA no estado e na região Nordeste nos colocamos contra qualquer tipo de financiamento que provenha de empresas que não possuem nenhuma responsabilidade socioambiental.

Desejamos sorte ao envolvidos e reafirmamos o nosso compromisso na construção de um mundo sustentável, justo, eqüitativo e ambientalmente sadio.

Nenhum comentário: