sexta-feira, 24 de abril de 2009

Nota do Conselho Municipal de Juventude sobre o aumento da passagem de ônibus

Aumento da Tarifa do Transporte Urbano de Fortaleza: a Juventude diz NÃO!

O congelamento do valor das tarifas do transporte urbano de Fortaleza por quatro anos e a implementação da tarifa social aos domingos representam políticas avançadas, pois garantem aos jovens o acesso a espaços que fazem parte da formação plena do indivíduo, como: escola, universidade, teatros, cinemas, museus, circos, eventos esportivos, e inclusive ao trabalho. A discussão que iniciou-se no momento em que o cartel dos empresários de ônibus pressionaram a prefeitura de Fortaleza a aumentar o valor das tarifas, vem preocupando os mais de 700 mil jovens que vivem em nosso município.

A argumentação do empresariado é em cima da necessidade de obter maiores lucros, explorando cada vez mais os profissionais do sistema de transporte público, extorquindo os usuários com coletivos cada vez mais lotados e aumentando abusivamente do valor das passagens em Fortaleza.

O Conselho Municipal de Juventude – CMJ de Fortaleza entende que dentro do sistema capitalista, o qual, diga-se de passagem, vive uma grave crise, os ataques do capital sobre os trabalhadores são inevitáveis, porém, aplicar o aumento da tarifa do transporte hoje significa atingir o elo mais frágil desse sistema: os filhos dos trabalhadores e trabalhadoras que com seu suor constroem o Brasil.

Aumentar o valor da passagem restringirá o princípio básico de ir e vir dos cidadãos fortalezenses, principalmente dos jovens que ainda hoje estão à margem das políticas públicas. Além disso, em momento algum é apresentada qualquer contrapartida em termos de melhoria na qualidade do transporte coletivo municipal.

Constituir um conselho regulador do sistema de transporte público de Fortaleza pode ser uma ação para garantir o controle social do mesmo. Democratizando o debate acerca do transporte urbano e tornando as decisões de cunho social e não meramente técnico e burocrático. O CMJ defende o controle social do transporte e a participação da juventude nesse debate e se posiciona contra qualquer proposta de aumento de tarifa e o pagamento da crise pela juventude.

Lutemos em defesa da juventude e dos trabalhadores!

Fortaleza, 18 de abril de 2009

Conselho Municipal de Juventude de Fortaleza

Nenhum comentário: