segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Desabafo

Protesto contra a Rede Globo e sua Novela A Favorita!


Depois de décadas de monopólio da TV Brasileira pela direita e de imposição de um sistema conservador, capitalista, violento e sensacionalista a TV GLOBO conclui em seus últimos capítulos de A Favorita um show de machismo, conservadorismo e reacionarismo.

O fim da personagem – Dedina- uma mulher que é casada e se apaixona por outro cara – Damião- tem tesão por ele e fica com ele, que não é seu marido é A MORTE culposa. Mas antes da morte a personagem passou pelo estágio da loucura, humilhação, violência doméstica e a exclusão dos seus direitos a quaisquer bens materiais que tinha em comum no seu casamento, e quando morre pede desculpas a seu marido e seu amante pelo ocorrido, fala que a culpa era toda dela e que ela merecia esse fim.

Esse fim para essa personagem representa valores que a rede Globo quer impor para os telespectadores da novela, e o mais engraçado é que no mundo outros valores e princípios são construídos na sociedade brasileira que se contrapõe a esse pensamento a exemplos da luta pela liberdade de amar, a luta das mulheres com a conquista da lei maria da penha, a luta dos negros, entre outras. Isso prova que a rede Globo além da alienação, disputa um modelo de sociedade aonde os valores capitalistas são passados diariamente através de suas teles novelas, a exemplo do machismo e da violência.

"A utopia está lá no horizonte.
Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos.
Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos.
Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei.
Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar."
[ Eduardo Galeano ]


Por Gabriela Barbosa Batista. Estudante de Tecnologia Ambiental do Cefet, Presidente da Associação Alternativa Terrazul e Coordenadora Nacional da Rede Brasileira de Ecossocialistas.

Nenhum comentário: