terça-feira, 18 de novembro de 2008

Juventude Terrazul capacita professores e jovens para a formação de COM-VIDAS


Para ampliar o número de Comissões de Qualidade de Vida e Meio Ambiente (COM-VIDAS) no Ceará, a Juventude Terrazul, integrante do Coletivo Jovem de Meio Ambiente (CJ) repassou sua metodologia de construção das COM-VIDA para 150 professores e alunos/alunas da rede pública, entre os dias 10 e 12 de novembro. O convite da Oficina “Como construir COM-VIDAS”, realizada no Hotel Amurama, partiu da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC).

Durante o encontro, os facilitadores colocaram em prática algumas dinâmicas e oficinas utilizadas para a construção das COM-VIDAS, ressaltando ainda a importância da construção da Agenda 21 Escolar. Segundo Lucas Oliveira, integrante do Coletivo Jovem, o evento permitiu que a Juventude Terrazul pudesse expor as experiências adquiridas em projetos como o Tecendo Redes, que trabalha na formação de 20 COM-VIDAS em escolas de Fortaleza e Guaramiranga.

O objetivo da Oficina é que os professores e alunos possam ampliar as discussões sobre Meio Ambiente nas escolas, preparando as crianças e os jovens para a etapa estadual da III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (III CIJMA), que será realizada entre dias 11 e 12 de dezembro. A Conferência Nacional acontecerá em Brasília, entre os dias 03 e 08 de abril.

As COM-VIDAS se baseiam na participação de alunos, professores, gestão escolar, funcionários e comunidade para a construção de um programa de melhorias ambientais. Surgiram a partir de 2003, ao longo do processo de I CIJMA, na qual jovens delegados e delegadas escreveram uma carta destinada aos governantes, pedindo a criação de Agenda 21 nas escolas como espaços de participação em defesa do meio ambiente. A COM-VIDA foi uma resposta a esse pedido.



Fonte: http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article584

Nenhum comentário: