sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Coletivo Jovem Ceará participa da organização da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente


A Conferência é um processo no qual as pessoas se reúnem, discutem os temas propostos, expondo diversos pontos de vista, deliberam coletivamente e, a partir dos debates locais, escolhem representantes que levam adiante as idéias consensuadas. Partindo dessa estrutura, a Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma campanha pedagógica que traz a dimensão política do meio ambiente, caracterizada pela mobilização e engajamento dos adolescentes e da comunidade escolar em debates sobre temas socioambientais contemporâneos. Essa ação promove o reconhecimento de responsabilidades coletivas, fornecendo subsídios para políticas públicas de educação ambiental.


Na conferência de meio ambiente nas escolas dos anos/séries finais do ensino fundamental, os participantes, principalmente os adolescentes, discutem os temas propostos, assumem responsabilidades na proporção de seu acesso à informação e ao poder, e definem ações para implementar suas idéias. Na Conferência Nacional, delegados de 11 a 14 anos de idade, de todas as unidades federativas, reúnem-se e dão visibilidade às idéias das escolas participantes no Brasil, por meio de uma Carta à sociedade.


A Conferência é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, formado pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Coordenação-Geral de Educação Ambiental (CGEA) do Ministério da Educação (MEC). A primeira versão, realizada em 2003, envolveu 15.452 escolas em todo o país, mobilizando 5.658.877 pessoas em 3.461 municípios.


O processo desencadeou o Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas – MEC e contribuiu para a criação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vidas nas Escolas – COM-VIDAs, dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente (CJs) e da Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA).


No Ceará está sendo organizada pela comissão organizadora estadual (COE), na qual a Juventude Alternativa Terrazul e o Coletivo Jovem Ceará participam, as conferências nas escolas municipais e estaduais.
Estão acontecendo as conferências nas escolas e as etapas principais de tiragem de delegados e delegadas acontecerá nos dias 13 e 14 de Novembro a etapa municipal, já a etapa estadual acontecerá nos dias 10 e 11 de Dezembro onde será a tiragem de delegação do ceará para a etapa nacional que acontecerá nos dias 03 à 08 de Abril de 2009.

Fonte: Comissão Organizadora Estadual (COE)
Ministério da Educação http://portal.mec.gov.br/secad/index.php?option=com_content&task=view&id=208&Itemid=379&sistemas=1

Um comentário:

Unknown disse...

cara muito massa o trbalho de voçes espero que nos vejamos de novo em aguma conferençia (erick)
estou participando da conferencia regional pra ser escolhido para a conferencia estadual e quem sabe até a nacional em Brasilia....